Landing Pages
Com uma Landing Page, ou Página de Captura, suas vendas online nunca mais serão as mesmas!
Landing Pages são Páginas Web Únicas, que tem o Objetivo de converter leads. Todas as suas características, conteúdo e estrutura são voltados para a captura de clientes em potencial. Nesse modelo de página web, com seu objetivo específico, normalmente são passadas quantidades menores de informações para o usuário em relação ao negócio ou produto, dando espaço e foco para a Chamada para Ação estipulada pela página. Uma Chamada para Ação, ou "Call to Action" (CTA), normalmente, tenta induzir o usuário a executar alguma ação benéfica para uma empresa em troca de alguma Oferta disponibilizda pela mesma. É através dessa troca que a landing page atinge seu objetivo: a Captura de um Lead!
Para entendermos como as Landing Pages atingem seu objetivo, primeiro devemos entender sua estrutura, composta por Título, Descrição, Oferta, Call to Action (CTA) e Imagens. Cada um desses elementos será explicado a seguir!
Estrutura de Landing Pages
Apesar de ser um elemento básico de páginas Web no geral, Títulos para Landing Pages exigem mais atenção. Nesse caso, quanto mais direta for a mensagem para o usuário, mais rápido se dá a compreensão do objetivo da página, e assim, economiza-se tempo de atenção retida do usuário e garantimos o entendimento do objetivo da landing page e, principalmente, sua oferta.
A Descrição tem como principal função conscientizar os usuários que acessarem sua Landing Page em relação ao que ela tem a Ofertar. Uma boa descrição em uma Landing Page deve ser sucinta mas, ao mesmo tempo, informativa. Através dela, deve ficar claro para o Usuário quais ações ele deve tomar e quais as recompensas que receberá por disponibilizar seus dados para sua empresa.
As Ofertas variariam de acordo com o ramo de atuação de sua empresa, indo desde e-books até brindes na primeira compra. Aqui a ideia é ser o mais convincente possível. Uma vez que o objetivo de uma Landing Page é capturar Leads, Oferecemos aos usuários algo que agregue valor a ele o suficiente para que valha a pena disponibilizar seus dados para contato.
Call to Action(CTA) são os textos e botões que convidam o usuário a executar a ação proposta pela página, como por exemplo, enviando os dados de um formulário para receber um e-book. CTAs devem ser sempre atrativas e resumidas, ajudando o usuário a compreender a ação que está realizando, ao mesmo tempo que induz sua execução.
Imagens e Conteúdos Visuais tem como principal função facilitar a compreensão do objetivo da Landing Page de forma mais atrativa do que apenas através de textos. Imagens e outros elementos visuais, como Formulários e designs mais chamativos, são grandes aliados na captação de leads! Elementos Visuais tornam sua página o mais apelativa possível.